quinta-feira, 2 de março de 2006

Ah, o cuidado ...


Em meio àqueles pensamentos vagos que assolam qualquer mortal abstêmio em um feriado de Carnaval, lembrei de um livro cuja recomendação me foi feita há alguns anos por uma namorada, acadêmica de Psicologia: "Saber Cuidar", do Leonardo Boff.

Foi como se "caísse a ficha"! Nesse habitat criado pela tecnologia e pelo moderno "way of life", acabamos nos isolando e, via oblíqua, ficando carentes de contato humano. Todavia, várias fontes ensinam que a essência humana se encontra basicamente no cuidado. Este acaba sendo o suporte real da criatividade e da própria inteligência. O tamagochi, fenômeno mundial surgido na segunda metade dos anos 90, representava um bichinho de estimação virtual, que carecia exatamente da atenção de seu dono para "continuar a existir", denunciando metaforicamente o grau de solidão em que as pessoas se encontravam e a sua necessidade de exercitar o tão precioso zelo.

Quem precisa de tamagochis, quando há tanta gente por perto, igualmente sensível à essa sadia convivência, disposta a dividir, a acompanhar, a conversar sobre assuntos sérios ou banais, profundamente ou não? Essas pessoas que chamamos simplesmente "amigos" ...

Só por ter conseguido perceber isso, talvez já me tenha valido o feriado!

Nenhum comentário: