terça-feira, 22 de maio de 2007

Perguntas simples

Quem convive comigo há mais tempo sabe da minha fascinação por propaganda. Tenho verdadeira paixão por campanhas publicitárias bem feitas, que vão além do banal “vender o peixe”. Aquelas que conseguem verdadeiramente deixar saudade, além e apesar do produto anunciado, baseando-se na simplicidade de sua apresentação. Tenho comentado a aparente “volta à normalidade” no universo marciano, condição em que observo beleza nas coisas simples. Talvez por ter conseguido arrumar mais tempo para reler alguns livros (grande Rubem Alves) e até enviar (ok ... às vezes apenas encaminho) mensagens a amigos, percebo o resgate do contato com figuras saudosas e impagáveis, que já participaram da minha história e das quais sinto falta do convívio mais freqüente.
Assistindo ao comercial do grupo Pão de Açúcar, fiquei admirado com o texto recitado pelo Arnaldo Antunes - adaptação de um poema dele próprio - onde perguntas levam o espectador a pensar:

A lua, a praia, o mar
A rua, a saia, amar…
Um doce, uma dança, um beijo
Ou é a goiabada com queijo?

Afinal, o que faz você feliz?

Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde,
Arroz com feijão, matar a saudade…
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis
Ou são os sonhos que te fazem feliz?

Um filme, um dia, uma semana,
Um bem, um biquíni, a grama…
Dormir na rede, matar a sede, ler…
Ou viver um romance?

O que faz você feliz?

Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir à toa,
Um pássaro, ser dono do seu nariz…
Ou será um choro que te faz feliz?

A causa, a pausa, o sorvete,
Sentir o vento, esquecer o tempo
O sal, o sol, um som
O ar, a pessoa ou o lugar?

Agora me diz:
O que faz você feliz?

Constatação: minhas maiores alegrias e saudades carregam consigo (pior: são constituídas de) coisas simples, tão somente ...

Nenhum comentário: